Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Aumento dos casos de hanseníase preocupa autoridades, em RO

Por G1.com/RO, 10/11/2015 05h32
 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Em 2014, estado teve 715 novos casos confirmados, sendo 44 em crianças.
Campanha de prevenção e diagnóstico foi intensificada em Ariquemes.

Autoridades em saúde do município de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, estão preocupadas com o aumento de casos de pessoas com hanseníase no estado. De acordo com dados da Coordenação de Hanseníase em Rondônia, em 2014 foram registrados 715 novos casos, ou seja, uma média de duas ocorrências por dia.
Os números preocupam os profissionais da área, principalmente por causa das crianças que venham a ter contato com algum adulto que esteja com a doença. Segundo a enfermeira Sônia Carvalho, se uma criança aparece com hanseníase é porque existe uma pessoa perto dele que esteja contaminada.
Para a coordenadora de controle de hanseníases em Rondônia, Marlene Salete Santos, a falta de informação sobre a doença é um dos fatores que influencia no aumento de casos, tanto em adultos quanto em crianças. "Falta conhecimento e as dificuldades de acesso ao serviço às vezes faz com que a pessoas não busquem o tratamento na época adequada, fazendo com que a doença evolua", diz.
Conforme Marlene, o diagnóstico precoce é a melhor maneira para combater a doença. "Quando a pessoa procura o diagnóstico no início da doença, seis meses de tratamento são suficientes. Quando este é tardio, então ela precisa tomar remédio durante um ano", explica.
Em 2014 foram 715 casos notificações confirmadas no estado, sendo 44 somente em crianças. Por causa do alto índice, a campanha de prevenção e diagnóstico da doença foi intensidicada em Ariquemes.