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Semed articula reunião para debater questões educacionais para o ano de 2016

Por Comunicação-PMA, 23/02/2016 10h52
 (Foto: Arquivo PMA)
Foto: Arquivo PMA

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou esta semana, no espaço do IFRO Unidade Urbana, uma reunião com os diretores escolares e coordenadores pedagógicos das escolas municipais com propósito de debater e articular assuntos pedagógicos, referentes ao ano de 2016.

Durante a reunião, foram abordadas questões sobre Projeto Escola Nota 10 como instrumento de Planejamento da Gestão, o qual visa um estímulo à melhoria do desempenho da escola e ao sucesso da aprendizagem dos alunos e premia as escolas que desenvolvem um bom trabalho nos seguintes eixos: Gestão de Resultados Educacionais , Gestão Participativa, Gestão de Pessoas, Gestão Pedagógica e Gestão de Recursos. Sendo assim, os gestores puderam refletir acerca do Projeto como um instrumento de planejamento de garantia à educação de qualidade e eficiência.

Na discussão referente à Educação Infantil, foram abordadas as expectativas pedagógicas do trabalho nesta primeira etapa da educação Básica, considerando as interações e as brincadeiras como eixos norteadores do trabalho pedagógico e a garantia de qualidade das experiências que fazem parte do currículo.

Contudo, foi discutido também, sobre a Teste de Reclassificação que tem como foco reposicionar o aluno do ano o qual se encontra classificado e devidamente matriculado para anos posteriores e outras formas equivalentes ao seu grau de conhecimento.

No período da tarde, a ênfase foi em relação ao monitoramento e avaliação dos resultados internos e externos, e na oportunidade os gestores analisaram os resultados externos tais como: Provinha Brasil, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), Prova Brasil (IDEB) e resultados internos como os resultados estatísticos . A finalidade foi focar nas fragilidades e reafirmar com os gestores o compromisso do estabelecimento de metas e monitoramento constante para a garantia de bons resultados.

Na pauta não ficaram de fora o tema à Recuperação Paralela como garantia desenvolver e/ou resgatar as competências e as habilidades necessárias ao desenvolvimento do aluno que apresentar defasagem na aprendizagem, atendendo aos objetivos do currículo e às expectativas para o ano em curso, através de um trabalho que considere o ritmo e necessidades específicas dos alunos.