Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Jovem cientista mais premiado na Febrace em São Paulo é de Rondônia

Por Secom-Governo de Rondônia, 03/04/2016 09h15
 (Foto: Assessoria)
Foto: Assessoria

Com o projeto Água Fácil desenvolvido para atender as comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia com água potável http://www.rondonia.ro.gov.br/2015/03/50404/ http://www.rondonia.ro.gov.br/2015/03/50071/ rendeu ao aluno Ygor Requenha Romano, do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Murilo Braga, em Porto Velho, oito prêmios na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) em São Paulo (SP). O protótipo portátil de engenharia premiado pela Febrace tem capacidade para atender até 70 pessoas faz tratamento físico, químico e micro biológico da água, utilizando energia solar, com custo de  15 reais por pessoa.
A Febrace, que é a maior do gênero na América do Sul, foi realizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), de 14 a 18 de março.
Conquistou o primeiro lugar em engenharia, publicação na revista Eco 21, Melhor Projeto de Rondônia, prêmios:  Mentalidade Marítima da Marinha, prêmio da Poli – Associação dos Engenheiros da USP, 3 M, Intel Isef e ganhou uma viagem para Arizona e  Washington nos Estados unidos e México onde, será o único jovem cientista  a representar  a região Norte do país.
O jovem cientista de Rondônia explica que o protótipo é uma unidade de fácil manuseio de tratamento  físico-químico, que foi criado e idealizado para atender  as comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia com água potável, porém pode atender qualquer comunidade.
Para Romano, um governo que investe em educação, incentiva pesquisa cientifica, estimula os estudantes a buscar novos conhecimentos é um gestor preocupado com o futuro, que visa progresso do Estado com o desenvolvimento intelectual do cidadão. “O governador Confúcio Moura é assim, o apoio dele foi fundamental na minha vitória”.
Romano já desenvolveu e apresentou em feiras pelo Brasil entre 2014 e 2015 outros dois projetos sob a orientação do professor João Antônio Graças Brito da escola estadual Heitor Villa Lobos, quando morava em Ariquemes.
O adolescente conquistou o 1º lugar no Prêmio Abric de destaque em iniciação Científica, na categoria Eletroquímica, durante sua participação na Feira de Rondônia Cientifica de Inovação e Tecnologia (Ferocit) em dezembro de 2014, em Porto velho, com o projeto ‘Eco Piscicultura”, que prevê a criação de insetos para alimentar peixes em cativeiro, desenvolvido com objetivo de aumentar a produtividade, proporcionar qualidade dos alimentos e obter custo acessível com emprego de tecnologia limpa,
Representou Rondônia na Feira Internacional Expo Milset Brasil, em Fortaleza (CE), em maio de 2015, com o projeto Sistema Renovável para Tratamento da Água, com finalidade de disponibilizar a todos os cidadãos a água de qualidade, sem agentes sólidos ou químicos por meio de um aparelho simples e barato desenvolvido com tecnologia eletroquímica capaz de desativar o DNA do micro-organismo presente na água foi apresentado.


Secom - Governo de Rondônia