Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Ariquemes tem a maior usina de destruição térmica de resíduos perigosos da região Norte

Por Secom - Governo de Rondônia, 02/06/2016 06h20
 (Foto: Secom)
Foto: Secom

Os irmãos Carlos Augusto Soares de Freitas e Luiz Soares Cavalcante Junior escolheram o município de Ariquemes para investir R$ 8 milhões na construção e instalação da maior empresa do ramo de incineração de resíduos hospitalares, químicos e industriais da região Norte brasileira, a LV Soluções Ambientais, na Linha C-55.
Carlos Augusto informou ao governador Confúcio Moura que o incinerador é equipado com sistema de monitoramento de gases em tempo real a fim de manter o padrão de qualidade, ou seja, ele tem lavador que neutraliza os gases poluentes, atendendo a normas europeias de emissão de gases.
Funcionando há seis meses, a empresa tem 1.800 metros quadrados de área construída, proporciona 25 empregos diretos, tem capacidade para incinerar 220 toneladas por mês e armazena 500 toneladas de resíduos nesse mesmo período.
“É o maior conjunto de atividades de gerenciamento dos resíduos sólidos nesta parte da Amazônia brasileira”, disse o empresário. Segundo ele, a LV Soluções Ambientais foi construída para atender Rondônia, Acre, Amazonas, norte e noroeste de Mato Grosso.
O equipamento de destruição térmica de resíduos é o modelo RGL 1500 SE QV 4250, o maior e mais moderno da região Norte, com tecnologia alemã e monitoramento pelo painel touch screen. Incinera meia tonelada por hora, alcançando oito toneladas de resíduos por ciclo de operação.
O processo de oxidação de resíduos ocorre em alta temperatura, de 800°C a 1200°C, suficiente para reduzir e/ou eliminar características de infecciosidade, contaminação biológica, química e física.
Os empresários contaram ao governador que inaugurarão no início de junho um escritório comercial em Porto Velho, e nos próximos seis meses atuarão em todo o estado. “Quando fecharmos Rondônia, entraremos nos mercados do Acre, Amazonas e norte do Mato Grosso ”, adiantou Carlos Augusto.
Também participaram da visita, os deputados Só Na Bença e Adelino Follador (estaduais) e Nilton Capixaba (federal).