Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Vacina contra aftosa deve imunizar 448 mil animais em Ariquemes

Por Jeferson Carlos Do G1 Ariquemes e Vale do Jamari, 11/10/2016 21h17
Idaron de Ariquemes afirma que prazo de vacinação é do dia 15 de outubro a 15 de novembro (Foto: (Foto: Jeferson Carlos/G1)
Idaron de Ariquemes afirma que prazo de vacinação é do dia 15 de outubro a 15 de novembro - Foto: (Foto: Jeferson Carlos/G1

Campanha inicia na próxima sexta (15) e finaliza no dia 15 de novembro.
Pecuaristas têm até o dia 22 de novembro para declarar a vacina na Idaron.

Em Ariquemes (RO), na região do Vale do Jamari, mais de 440 mil animais devem ser imunizados pela 41ª etapa da vacinação contra a febre aftosa. A campanha inicia na próxima sexta-feira (15), em todo o estado de Rondônia para vacinar os bovinos e bubalinos. Pecuaristas têm até o dia 15 de novembro para vacinar e até o dia 22 do mesmo mês para declarar a vacina na Agência de Defesa Sanitária  Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).
De acordo com a Idaron, esta é a segunda e última etapa da vacinação neste ano e possui um grande diferencial sobre quais animais que devem receber a imunização em comparação com a primeira etapa realizada de abril a maio. “Na primeira etapa deviam ser imunizados os animais com até dois anos, desta vez, a vacinação é para todas as idades”, ressalva o veterinário da Idaron, Murilo Freitas.
A instituição espera que sejam vacinados 448 mil animais no município e continuar com os índices de vacinação em 100%. Ao G1, o veterinário aconselha os pecuaristas para que realize a vacina o quanto antes a fim de evitar problemas.
“É importante frisar que quanto antes o produtor rural comprar a vacina e imunizar os animais, mais rápido será os pronto-atendimentos nos escritórios de cada agência do estado, além de não contar com o problema da chegada do período das chuvas”, comenta.
Ainda conforme Murilo Freitas, a vacinação contra a febre aftosa possui grande importância para todo o estado, por se tratar de ser um grande exportador. “A aftosa tem um papel preponderante com a saúde financeira do agronegócio, haja vista que 60% de nossas exportações são de carne. Somos um estado basicamente para exportação e o produtor rural tem o compromisso de vacinar os animais e ficar atento a este período tão importante”, salienta.
Declaração
Para realizar a declaração da vacina, o pecuarista precisa levar a nota fiscal de compra da vacina e a relação do rebanho por faixa etária. De acordo com a Idaron, o produtor que não declarar ou não vacinar o rebanho será multado no valor de R$ 152,72 por animal não vacinado. Já para quem vacinar e não realizar a declaração da vacina a multa é de R$ 152,72 por propriedade rural.