Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Prefeitura prorroga suspensão das aulas presenciais até o fim de 2020 em Ariquemes

Por Por G1 RO - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 06/11/2020 18h11
Aulas presenciais seguem suspensas em Ariquemes após determinação da prefeitura. (Foto: Celso Tavares/G1)
Aulas presenciais seguem suspensas em Ariquemes após determinação da prefeitura. - Foto: Celso Tavares/G1

Prefeitura prorroga suspensão das aulas presenciais até o fim de 2020 em Ariquemes, RO
Executivo local recomendou ainda que as escolas estaduais também não voltem. Motivo é pela falta de segurança ao retorno em decorrência do novo coronavírus.

A prefeitura de Ariquemes (RO) emitiu um decreto nesta semana determinando que as aulas presenciais sigam suspensas até 31 de dezembro de 2020 na rede municipal e privada de ensino da cidade. O executivo local recomendou ainda que as escolas estaduais também não voltem.

O decreto segue em vigor desde 4 de novembro. A suspensão das aulas foi prorrogada devido a falta de segurança para o retorno em decorrência do Sars-Cov-2, além da Secretaria Municipal de Educação ainda não ter concluído o plano de retorno que atende todas as medidas sanitárias para proteção de alunos e professores. Com a suspensão, as aulas irão permanecer remotas.

Ariquemes está na fase 4 do plano "Todos por Rondônia", que permite a reabertura das atividades culturais e espaços de entretenimento.

Conforme o boletim mais recente da prefeitura, a cidade acumula 5.887 casos do novo coronavírus e 100 mortes.

Autorização de retorno
O governo de Rondônia publicou um decreto no último mês autorizando a retomada de aulas presenciais em escolas e faculdades privadas de nove cidades de Rondônia. As escolas públicas dos municípios também podem retornar o ensino presencial. Ariquemes estava entre os municípios autorizados.

O decreto permanece em vigor, mas as atividades da rede estadual de educação continuam suspensas.

O documento do governo determina que o retorno das aulas presenciais deve ser de forma gradual e escalonada, com até 50 % de sua taxa de ocupação. As carteiras dos estudantes precisam manter m distanciamento mínimo de 120 cm.

O governador Marcos Rocha decidiu que as instituições de ensino municipais podem voltar com as aulas presenciais, mas essa decisão é facultativa, seguindo o plano de retomada que cada município organizar.