Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Clima de sexta-feira 13 em Cacoal deixa moradores assustados com "despacho" em via pública

Por Oobservador - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 13/08/2021 17h26

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Duas pessoas em uma moto deixaram o "despacho" em via pública. Caso chamou atenção de moradores.

Um fato inusitado aconteceu nesta sexta-feira 13 de agosto em Cacoal: transeuntes que andavam próximo à rua em frente a agência pela Avenida Amazonas, em frente a agência do Banco do Brasil de Cacoal, foram surpreendidos com uma cabeça de bode, servida com farofa dentro de uma bandeja.

O prato é uma espécie de oferenda muito praticada por adeptos de religiões afrodescendentes e é conhecida comumente como ´despacho´.

A cena mexeu com o psicológico de alguns moradores, que evitavam passar ao lado da oferenda com medo de sofrer algum tipo de ´mal agouro´.

Ninguém sabe quem colocou a oferenda naquele local e mesmo que se saiba, não é crime fazer e colocar oferenda em locais públicos, haja vista a Constituição prever liberdade de culto, ao definir o Brasil como um País Laico.

No entanto, quem viu o despacho sempre é levado a acreditar em algo pior.

E não é para menos. Sexta-feira 13 é conhecida mundialmente como o Dia do Azar em várias tradições espalhadas pelo Mundo. Ainda mais que agosto – também é chamado do mês do desgosto ou do cachorro louco (que simboliza brigas e desavenças). São crendices que estão cristalizadas na cultura do povo.

Em Cacoal, o achado macabro não poderia ter uma recepção diferente. O Município possui pouco mais de 85 mil habitantes e é uma das cidades mais evangélicas do Estado. Quem mora há mais tempo em Cacoal afirma nunca ter visto algo parecido e poucos sabem, inclusive, onde ficaria um terreiro de macumba ou umbanda na cidade.

O certo é que muita gente ficou apavorada, com medo que a oferenda atraia mais coisas ruins para a cidade que vive uma situação conturbada em seus bastidores políticos e principalmente na questão sanitária por causa da pandemia.

O assunto certamente irá dominar os motivos de orações nos próximos cultos evangélicos desta semana em todos os templos da cidade.