Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Chefões da maior Orcrim de RO, Celso e Emerson “Mato Grosso” são capturados pela Polícia Civil

Por Ariquemes190 - Postado por Rosa Bettero - SRTE/RO-1194, 26/10/2021 13h00

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Rondônia em conjunto com a Polícia Civil do Mato Grosso capturou e traz às garras da justiça os chefões da maior e mais perigosa Orcrim de Rondônia

A Polícia do Mato Grosso conseguiu realizar nesta terça-feira (26), a prisão dos foragidos de Rondônia, Emerson Pereira da Silva e Celso Pereira da Silva, ambos são irmãos e são apontados pela Polícia Civil de Rondônia como membros da Organização Criminosa (Orcrim) denominada “Família do Mato Grosso” ou “Turma dos Mato Grosso”, oriundos do município de Monte Negro/RO.

A PC/RO tem indícios de que essa Orcrim atuou em mais 100 homicídios em Rondônia.

De acordo com as primeiras informações obtidas pelo RondoniaVip, Celso e Émerson foram presos na cidade de Primavera do Leste, no estado do Mato Grosso.

Com informações da PC/RO, a polícia daquele estado estava há meses na caçada da dupla. No mês de julho do corrente ano, a Polícia Civil matogrossense montou uma operação para capturar os irmãos que estavam escondidos em uma região de fazenda localizado no município de Paranatinga, eles conseguiram escapar do cerco policial, no local os policiais encontraram apetrechos de sobrevivência na mata, tais como facões, colchonetes e soro antiofídico.

Operação Vendetta

Apontados pela Polícia Civil como líderes da Orcrim, os irmãos Celso e Émerson estavam sendo procurados pela justiça.

Celso Mato Grosso chegou a ser preso durante uma das fases da operação, porém conseguiu fugir do presidio de Ariquemes no mês de janeiro deste ano e se associou novamente com o seu irmão Émerson.

FONTE: Jornalrondoniavip.com.br

RELEMBRE O CASO:
FAMÍLIA MATO GROSSO: PC deflagra mega Operação contra organização criminosa que atuava em Monte Negro/RO há 15 anos - Armas de fogo e R$ 120 mil foram apreendidos 

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia Regional de Ariquemes e da Delegacia de Monte Negro, desencadeou na manhã de hoje (01/04) a operação denominada XEQUE MATE. A ação policial visa combater aos crimes de homicídios, tráficos de drogas, extorsões, roubos e outros delitos realizados pela organização criminosa.

As investigações revelaram a existência de um império de terror e medo estabelecido na cidade e adjacências, por uma grande família conhecida como “Os Mato Grosso” (devido a origem de sua vinda), há mais de 15 anos. Os membros desta família, por vínculo sanguíneo ou por afinidade, foram devidamente identificados e totalizaram 35 pessoas.

A organização criminosa aterrorizava a população com arrastões e ataques de tiros em ruas, roubos e baleando moradores. Embora alguns membros fossem presos, as atividades ilícitas não cessavam. De dentro do presídio eles aliciavam outras pessoas à continuidade de ações criminosas.

O serviço de Investigação e Capturas da 1ª DP de Monte Negro estimou que os “Mato Grosso” são responsáveis por mais de 100 mortes na região. Com objetivo de sedimentar o medo e impor temor, eles praticaram diversos homicídios, contra todos que os desafiassem ou os desrespeitassem, em defesa do “nome” da família.

Na manhã de hoje, 106 policiais civis diligenciaram visando cumprir 35 mandados de prisão e 21 mandados de buscas e apreensão nos municípios de Monte Negro/RO, Ariquemes/RO, Ouro Preto do Oeste/RO, Jaru/RO, Porto Velho/RO, Guajará-Mirim/RO, Costa Marques/RO e Paranatinga/MT, Sapezal/MT.

A ação resultou na prisão de 31 pessoas, lavratura de 03 autos de prisão em flagrante e apreensão de 120 mil reais em espécie e diversas armas de fogo.

O nome da operação Xeque mate faz alusão a jogada do xadrez que representa o final da partida. Desta forma, a Polícia Civil traz o braço forte do estado contra esta organização criminosa devolvendo a ordem e a paz social.

O trabalho foi desenvolvido com o apoio da 1ª DP de Buritis, a qual ficou encarregada de toda a compilação e análise do arcabouço probatório existente envolvendo os membros da organização criminosa.

A mega operação contou com apoio do Departamento de Polícia do Interior, Denarc de Porto Velho, Coordenadoria de Recursos Especiais – CORE, Núcleo de Operações Aéreas – NOA, Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, Núcleo de Operações com Cães - NOC integrado PC/PM, Guarda municipal, Instituto Médico Legal e Politec.

FONTE:
TEXTO-PCRO

RELEMBRE O CASO:
PC realiza Operação e prende membros da "Grande Família Matogrosso" e aliados do Crime – Família é suspeita de envolvimento no Tráfico de Drogas, Homicídios e Roubos – Ação aconteceu em Ariquemes e em outros Municípios

O Governador Marcos Rocha tem investido pesado na Segurança Pública do Estado e o resultado tem aparecido com grandes operações que estão sendo realizadas em Rondônia. Quem mora em Ariquemes e na Região do Vale do Jamari com certeza já ouviu falar da família Mato Grosso, pois estão envolvidos em uma série de crimes que vão de Homicídio, Roubo e suspeitos de envolvimento no Tráfico de Drogas, com ramificações em outros municípios de Rondônia e em outros Estados. As equipes do Site Ariquemes190 e Canal 35.1 já cobriram vários crimes que membros da família são suspeitos e outras com provas que resultaram em prisões. Nesta quinta-feira, 01/04, a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia, através da Polícia Civil, realizou uma grande ação que resultou em várias prisões de membros da família e aliados na prática criminosa. A partir das 11 horas as informações estarão sendo levadas ao ar pelo Canal 35.1

Chefões da maior Orcrim de RO, Celso e Emerson “Mato Grosso” são capturados pela Polícia Civil
Chefões da maior Orcrim de RO, Celso e Emerson “Mato Grosso” são capturados pela Polícia Civil
Chefões da maior Orcrim de RO, Celso e Emerson “Mato Grosso” são capturados pela Polícia Civil