Leia as principais notícias de Rondônia
Vacinação bivalente contra a Covid começa na segunda-feira (27) em Rondônia; veja quem pode receber a dose.
A vacinação bivalente contra a Covid começa a ser aplicada em Rondônia nesta segunda-feira (27). Podem receber a dose idosos a partir dos 60 anos, e também pessoas imunocomprometidas, indígenas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos.
A vacinação é uma versão atualização do imunizante da Pfizer que tem como objetivo ajudar a proteger as pessoas contra mais de uma cepa do coronavírus.
Para receber a bivalente, o morador deve ter tomado pelo menos as duas primeiras doses da vacina monovalente, que estão sendo aplicadas desde 2021. Aqueles que já completaram o esquema vacinal com as doses de reforço também podem receber a nova vacina.
Em Porto Velho as doses estarão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde das 8h às 18h, exceto nas unidades Santo Antônio e Vila Princesa, que atendem até 12h.
Em Ariquemes (RO), as vacinas estão disponíveis em todas as UBSs. Os atendimentos acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 16h30. Já nas sextas, o horário será das 7h30 às 11h30.
Em Ji-Paraná (RO), a imunização acontece nas 10 UBSs urbanas, de segunda a quinta, das 8h às 11h e das 14h às 17h, e às sextas-feiras, das 8h às 13h. Já nos distritos de Nova Colina e Nova Londrina, a vacinação será realizada às terças e quartas-feiras, das 8h às 13h.
Quem já pode receber a dose bivalente?
Pessoas a partir de 60 anos
Moradores de Instituição de Longa Permanência a partir de 60 anos
Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos
Ribeirinhos a partir de 12 anos
Indígenas a partir de 12 anos
Quilombolas a partir de 12 anos
Qual o intervalo da vacinação?
O morador precisa ter recebido a última dose contra a Covid há no mínimo quatro meses. Caso ainda não tenha iniciado o esquema vacinal, é recomendado que tome pelo menos as duas doses da vacina monovalente antes de receber a bivalente.
Quais os próximos públicos a serem atendidos?
De acordo com a prefeitura, o cronograma do Ministério da Saúde aponta que a fase 2 da campanha de imunização começa em 20 de março, com o atendimento de gestantes e puérperas. Profissionais da saúde devem começar a ser atendidos a partir de 17 de abril e, por fim, na fase 4 serão imunizados pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade e servidores do sistema prisional.