Ariquemes AGORA
Notícias

Leia as principais notícias de Rondônia

Pai e filho morrem eletrocutados tentando "salvar" escavadeira de operação da PF, em Campo Novo RO

Por Jornal Rondoniavip, 02/06/2023 09h23

Aos leitores, ler com atenção!
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Pai e filho morrem eletrocutados tentando "salvar" escavadeira de operação da PF, em Campo Novo de Rondônia; moradores denunciam suposto abuso do órgão policial
Moradores contestam Operação da Polícia Federal que destruiu maquinários em Campo Novo de Rondônia. Créditos foto: Polícia Federal

Moradores da cidade de Campo Novo de Rondônia, procuraram a reportagem do Rondoniavip nesta quinta-feira (01 de junho), para relatar que "Operação URU PRAESIDIUM" da Polícia Federal realizada nesta semana, não aconteceu como divulgado em notícia da própria PF, saiba mais sobre a matéria clicando no link abaixo.

Garimpeiros em Terra Indígena têm maquinários destruídos durante operação da PF

https://www.ariquemesagora.com.br/noticia/2023/05/31/pf-destroi-maquinarios-utilizados-para-garimpo-ilegal-de-ouro-dentro-da-ti-uru-eu-wau-wau.html

Uma liderança local que pediu para não ter o nome divulgado, relatou ao Rondoniavip que a área onde os policiais encontraram e incendiaram maquinário de garimpo e uma escavadeira PC, fica há cerca de 18 km da cidade de Campo Novo de Rondônia, segundo o denunciante toda a estrutura destruída pelo órgão policial não está dentro da reserva indígena Uru-Eu-Wau-Wau.

Indignação

O denunciante disse também que o imóvel ocupado faz parte de um assentamento do Incra, não é área de invasão, "na localidade há vários produtores rurais que lá vivem desde muitos anos, o garimpo estava em fase de regularização, todo o maquinário poderia ter sido apreendido e levado pela PF e não incendiado, lá tem estrada, tem acesso disponível", desabafou.

Medo e mortes

A reportagem também recebeu informações de que na noite de terça-feira (30), dois homens morreram em um trágico acidente ao tentarem tirar uma escavadeira que estava na região onde ocorria a operação da PF. As vítimas foram o senhor Carlinhos e seu filho João Vitor, eles trabalhavam na região e ficaram com medo de terem sua máquina incendiada, ao moverem o equipamento durante a noite este encostou em um fio de alta tensão e causou a morte deles.

Prefeitura de Campo Novo emitiu nota

Diante da enorme repercussão dos fatos a prefeitura de Campo Novo emitiu nota condenando a queima dos maquinários e prometeu buscar maiores informações junto aos órgãos de fiscalização para saber se houve alguma ilegalidade na operação policial e pedir a responsabilização de culpados. Veja nota:

https://drive.google.com/file/d/1RaCDuHL5q9YUSU4l7iJYKPXVJmQKGcPq/view

 

 

Pai e filho morrem eletrocutados tentando "salvar" escavadeira de operação da PF, em Campo Novo RO