Menu
ANUNCIA AQUI
Notícia

Operação mais letal do Rio deixa 64 mortos, sendo 4 policiais - VÍDEO

Compartilhe
Aos leitores, leiam com atenção.

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e presume-se sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

Pelo menos 64 pessoas foram mortas durante a megaoperação contra o Comando Vermelho deflagrada na manhã desta terça-feira (28/10) no Rio de Janeiro. Entre os mortos, há quatro policiais – dois civis e dois militares. Ao todo, 2,5 mil agentes de segurança saíram às ruas nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte. Os criminosos contra-atacaram com barricadas, drones, bombas e tiros.

Até o momento, foram confirmadas 81 prisões. Os policiais apreenderam um verdadeiro arsenal: pelo menos 75 fuzis foram recolhidos. Esta já é considerada a operação mais letal do Rio.

Quatro policiais foram mortos durante a megaoperação. O policial civil Marcos Vinicius Cardoso Carvalho, 51 anos, conhecido entre colegas como Máskara, era chefe da 53ª Delegacia de Polícia (Mesquita) e estava entre os 2,5 mil agentes mobilizados na ação, que buscava conter o avanço territorial do Comando Vermelho e prender chefes do tráfico do Rio e de outros estados.

O outro policial civil morto é Rodrigo Velloso Cabral, 34, da 39ª DP (Pavuna).

Os policiais militares foram identificados como Cleiton Serafim Gonçalves e Herbert. Eles eram integrantes do Batalhão de Operações Policiais (Bope).

Durante entrevista coletiva, o governador Cláudio Castro (PL) afirmou que não chegou a solicitar apoio ao governo federal para essa operação, uma vez que, anteriormente, três pedidos para o uso de blindados foram negados.

“Tivemos pedidos negados três vezes. Para emprestar o blindado, tinha que ter GLO (Garantia da Lei e da Ordem), e o presidente (Lula) é contra a GLO. Cada dia é uma razão para não colaborar”, disse.

“O estado está fazendo a sua parte, sim, mas, quando se fala em exceder — exceder, inclusive, as nossas competências —, já era para haver um trabalho de integração muito maior com as forças federais – o que, neste momento, não está acontecendo.”

Drones e bombas

As autoridades confirmaram que, em retaliação à megaoperação, traficantes do CV lançaram bombas com drones contra policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), a tropa de elite da Polícia Civil do RJ.

O pronunciamento ocorreu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, onde as forças de segurança centralizam o monitoramento das ações em tempo real.

Prisão de líder

Enquanto a coletiva de imprensa era realizada, o secretário da Polícia Civil, delegado Felipe Curi, recebeu a informação de que o traficante Thiago do Nascimento Mendes, conhecido como “Belão do Quintugo”, foi preso durante a operação.

Ele é considerado o braço direito de Edgard Alves de Andrade, o Doca, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV) na região.

O criminoso é chefe do Morro do Quitungo, também na Penha, e responde por uma série de ações criminosas ligadas a tráfico de drogas, comércio de armas e confrontos com quadrilhas rivais.

Participaram da coletiva também os secretários da Segurança Pública do Rio, Victor dos Santos, e da Polícia Militar, Marcelo de Menezes.

Operação contenção

A ação foi deflagrada para cumprir 51 mandados de prisão contra traficantes que atuam no Complexo da Penha. A ação conta com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core/PCERJ) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope/PMERJ).

Ao todo, o Gaeco (MPRJ) denunciou 67 pessoas pelo crime de associação para o tráfico, e três homens também foram denunciados por tortura.

De acordo com o Ministério Público, por estar localizado próximo a vias expressas e ser ponto estratégico para o escoamento de drogas e armamentos, o complexo de favelas se tornou uma das principais bases do projeto expansionista da facção criminosa, especialmente em comunidades da região de Jacarepaguá.

O denunciado Edgar Alves de Andrade, o Doca, é apontado como a principal liderança do Comando Vermelho no Complexo da Penha e em outras comunidades da zona oeste, como Gardênia Azul, César Maia e Juramento — algumas recentemente conquistadas pela milícia.

Segundo a denúncia, também exercem liderança na associação criminosa Pedro Paulo Guedes, conhecido como Pedro Bala; Carlos Costa Neves, o Gadernal; e Washington Cesar Braga da Silva, o Grandão. Eles emitem ordens sobre a comercialização de drogas, determinam as escalas dos criminosos nas bocas de fumo e nos pontos de monitoramento, e ordenam a execução de indivíduos que contrariem seus interesses.

Além deles, foram denunciados 15 homens que exercem funções de gerência do tráfico, responsáveis pela contabilidade, pelo abastecimento e por outras funções. Os outros denunciados, segundo a ação penal, atuavam como soldados, realizando o monitoramento e a segurança armada. A denúncia foi recebida e os mandados foram expedidos pelo Juízo da 42ª Vara Criminal da Capital.





Foto da galeria
Foto da galeria
Foto da galeria
Foto da galeria
Foto da galeria
Foto da galeria
Foto da galeria
Foto da galeria
Foto da galeria

Mais Notícias


Suspeitos de matar bebê com mais de 20 golpes de faca em Patos são transferidos para presídios em João Pessoa - VÍDEO

17/10/2026
Segundo a SEAP, o homem foi encaminhado para o PB1, e a mulher para a Penitenciária Júlia Maranhão.

Confira os resultados da Lotofácil, Quina e outras loterias desta sexta

14/03/2025
Caixa sorteou prêmios de cinco modalidades. veja distribuição dos prêmios

Motociclista fica ferida em acidente envolvendo quatro veículos na BR-364

17/10/2026
Mulher de 47 anos sofreu vários ferimentos após colisão no km 200 da rodovia, próximo ao Posto Mirian, e foi encaminhada ao Hospital Municipal - Foto: Reprodução

Confira os resultados da Lotofácil, Quina e outras loterias desta sexta

14/03/2025
Caixa sorteou prêmios de cinco modalidades. veja distribuição dos prêmios

Jovem Raulan Valentim que morreu em residência no setor 05 foi destaque e grande campeão do rodeio internacional da 45ª EXPOJIPA - VEJA VÍDEO

16/10/2026
"Não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses, sim, merecem seu respeito".

Confira os resultados da Lotofácil, Quina e outras loterias desta sexta

14/03/2025
Caixa sorteou prêmios de cinco modalidades. veja distribuição dos prêmios

PC cumpre prisão e 8 buscas contra suspeitos de furtar transformadores em Ariquemes e Buritis

16/10/2026
Investigação da Polícia Civil aponta envolvimento de funcionários de empresa prestadora de serviços à concessionária de energia no desvio de equipamentos; grupo também é suspeito de outros furtos na região

Confira os resultados da Lotofácil, Quina e outras loterias desta sexta

14/03/2025
Caixa sorteou prêmios de cinco modalidades. veja distribuição dos prêmios

‘Escolhi não continuar em silêncio’: o relato que levou mais de 10 vítimas a denunciarem pastor e psicólogo por crimes sexuais em RO

15/10/2026
Aluízio Vidal Flor foi denunciado à Justiça por estupro e violação sexual. Doze vítimas procuraram o Ministério Público de Rondônia para denunciar o pastor depois que o caso veio à tona.

Confira os resultados da Lotofácil, Quina e outras loterias desta sexta

14/03/2025
Caixa sorteou prêmios de cinco modalidades. veja distribuição dos prêmios